terça-feira, 16 de outubro de 2012

A strange auction. The only winning move is not to bid.

Que tal um computador igual ao usado pelo personagem de Matthew Broderick para hackear o Pentágono no filme WarGames, completinho da silva? À venda no eBay. E eles entregam no Brasil, pela pechincha de mil doletas! Tá de graça! =P



Meu chapa Jecel Assumpção Jr., que entende do riscado, dá o serviço completo:
O módulo azul é o computador em si - todo o resto são periféricos opcionais. Dentro do computador tem um barramento do tipo S-100 e uma enorme fonte de alimentação. A configuração mínima é com uma placa de processador (originalmente 8080, mas depois o Z80 ficou mais popular) que normalmente incluia um pouco de memória RAM (uns 256 bytes, por exemplo).

Para fazer qualquer coisa com esta configuração mínima, você tem que colocar um programa na RAM depois de ligar a máquina. Isso é feito pelo painel frontal, que tem as chaves que você mencionou e um monte de luzinhas. Você coloca o endereço desejado em algumas das chaves (em binário!!!) e o dado em outras e aperta um botão "grava" para escrever na memória. Você também pode ler qualquer posição de memória e executar programas passo a passo ou em velocidade normal. Ou seja: o painel frontal é uma implementação em hardware do "debug" do DOS.

Mesmo quem começou com uma configuração mínima logo comprou mais placas de expansão. Uma placa com um programa de boot em ROM combinado com um controlador de discos, por exemplo, torna desnecessário todo o trabalho que descrevi acima. Umas placas de expansão de RAM são necessáŕias para rodar programas sérios. O CP/M precisa de pelo menos 20KB, por exemplo. Uma placa de porta serial pode ser ligada a um terminal, e ai a entrada e saída passa a ser texto normal e não números binários. Uma alternativa é uma placa de vídeo interna, como nos PCs modernos.
A propósito: Não se fazem mais teclados como esse. :(

5 comentários:

  1. Foi o supra sumo da tecnologia da época, alias uma coisa é certa sobre o teclado os desse tipo são resistentes, talvez por conta disso seja quase impossível, senão impossível estarem fabricando coisa do gênero

    ResponderExcluir
  2. Taí, eu pensava que o computador do Jogos de Guerra era um "frankstein" inventado só para o filme. Bom saber que aquilo existe de verdade! :)

    OBS: Eu sou o Dr. Venom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! O curioso é que num mundo onde os Apple II, TRS-80 e até os Commodore já eram uma realidade (o filme é de 1983, não se esqueçam) eles usaram o IMSAI (aliás o computador onde o Microsoft BASIC foi travestido para se transformar no Applesoft BASIC, simplesmente por ele ter unidade de disquetes e o Apple II não). Mas curioso mesmo foi no filme Weird Science (Mulher nota 1000) onde trouxeram um Memotech MTX 512 (um quase MSX) -- http://www.starringthecomputer.com/feature.html?f=7 -- da Inglaterra para fazer ponta.

      Excluir
  3. E tudo isso pensando nos primeiros microcomputadores a bordo de módulos lunares... E o que eles foram capazes de fazer.

    ResponderExcluir