terça-feira, 20 de novembro de 2012

Isso sim é retrocomputação, o resto é pinto [UPDATE!]

O pessoal do The National Museum of Computing em Bletchley Park, Inglaterra (o mesmo lugar onde Alan Turing & equipe decifraram as mensagens criptografadas dos nazistas) completou a restauração de um Harwell Dekatron (também conhecido como WITCH) e planeja dar boot oficial nele... HOJE!

É o computador mais antigo do planeta ainda em funcionamento. E você aí babando com Altairs e IMSAIs.



Nas palavras de Kevin Murrell, curador do TNMOC que promoveu o trabalho de restauração:

Em 1951 o Harwell Dekatron era um de, talvez, uma dúzia de computadores no mundo, e desde então ele tem vivido uma vida boa, sobreviveu intacto enquanto seus contemporâneos eram reciclados ou destruídos. Sendo o mais antigo computador digital do mundo ainda em funcionamento, ele oferece um fantástico contraste com a reconstrução do nosso Colossus do tempo da guerra (N. do T.: é um daqueles com o qual o Turing hackeou os nazistas), que foi o primeiro computador eletrônico semi-programável.

Delwyn Holroyd, voluntário que liderou a equipe de restauração:

A restauração foi um grande desafio, precisamos trabalhar com válvulas, relés e leitores de fita de papel que são raramente vistos hoje em dia e certamente não se encontram em computadores modernos. Os membros mais velhos da equipe tiveram que tirar a poeira de velhas habilidades; os mais jovens tiveram que aprender do zero.

Mais no artigo. UPDATE: funcionou!

3 comentários:

  1. Sem dúvida muito importante para a historia da computação.

    Gostaria de ver mais detalhes sobre o que aconteceu, provavelmente devem ter postado algum video no youtube tambem.

    ResponderExcluir