terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Invasores de Corpos

Outro dia esbarrei neste belíssimo hack no Hackaday: o camarada pegou um TRS-80 Model 100 com a placa-mãe condenada, viu que tanto o LCD quanto o teclado estavam 100% bons... e fez um transplante de alma no bicho. Agora a CPU dele é um microcontrolador Atmel AT90USB1286. Moderno, mas, apropriadamente, ainda de 8 bits.



Para quem não tem tanta habilidade com o ferro de solda, existe este dispositivo vendido pela Vesalia, o Keyrah. (Agradecimentos a Giovanni Nunes pela dica.) Ele transforma um simples teclado matricial de contato (nove em cada dez micros clássicos tem um desse tipo) em um teclado USB normal padrão HID, que funciona em qualquer PC meia-boca. Ou num Raspberry Pi, num ODROID-2... as possibilidades são ilimitadas.

Ele foi feito pra micros da Commodore, mas não vejo dificuldades intransponíveis em usar outro layout (Sinclair, TRS-80 etc.) mudando o mapa de teclas por software.

4 comentários:

  1. ele vem com utilitário para mudar o mapa de teclas por software ou é um hack será necessário?

    Alias, o problema principal com o projeto acima acho que é um jeito de utilizar a tela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, eu perguntei exatamente isso a eles por e-mail e estou aguardando resposta. Aliás, como conheço quase nada de Commodore, nem sei se o teclado dele é simplesmente contatos "burros" na matriz ou se tem alguma outra mumunha, tipo diodo.

      Quanto ao M100 possuído, não entendi qual é o problema. Parace que o cara já programou o acesso a tela pelo AT90 corretamente.

      Excluir
  2. O Keyra foi feito para mapear os teclados dos VIC-20, C64, C-128, outros modelos de 8-bit e até o A600 e A1200, junto com as portas de joystick... Aliás no manual do meu Competition Pro (também produto da Indivudual Computers) há a foto de um C64c sendo utilizado como o teclado de um notebook da Apple :-)

    ResponderExcluir
  3. Juan,

    muito bom o blog... parabéns...

    abs...

    André Candreva
    blog POR DENTRO DOS BOXES
    http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir