domingo, 30 de setembro de 2012

Da série "Jogo do Qual Ninguém Lembra Mas Existiu, Juro"

Outhouse para o TRS-80 modelo I/III (CP-500/CP-300/DGT1000/D8000 no nosso Brasil Varonil), depois portado para o Color Computer (vulgo CP400 e outros em Pindorama). Objetivo do jogo: seu disco voador tem que evitar que ladrões roubem todo o papel higiênico do seu banheiro externo ("casinha" ou, em inglês, "outhouse").

Cumequié? Sim, é isso mesmo que você acabou de ler. Taqui a prova em vídeo:



Sim, os anos 80 foram estranhos.

domingo, 23 de setembro de 2012

1981: A grande novidade (no Brasil) era o Microprocessador

Artico de Paulo Cesar Maldonado na Revista Saber Eletrônica de outubro de 1981. Clique na imagem para ler. (SPOILER: o μP usado como exemplo é o 8080.)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Um papo sobre o TRS-80 Color Computer

Com Boisy Pitre (hacker de hardware fera e criador da Liber809) e Jerry Heep, engenheiro da Radio Shack que participou do projeto e criação do CoCo.


Parte 1:



Parte 2:



Parte 3:



Boisy fala sobre os vídeos. Traduzido da mensagem dele na Lista CoCo. Minhas notas em itálico:

Oi, pessoal.

Agora que o terceiro e último vídeo foi publicado, fechando a série, eu gostaria de responder a alguns comentários e perguntas da lista.

A idéia de fazer esta série de vídeos foi oferecida pelo Grupo de Mídia Social da Radio Shack, depois que eu contactei Jerry Heep (o engenheiro nos vídeos) sobre a possibilidade de entrevistá-lo para o livro. Jerry teve que passar pelo departamento de Relações Públicas da RS e, para crédito deles, não só me permitiram o acesso ao Jerry, mas me ofereceram acesso ao repositório de documentação em Fort Worth. (Local da sede da Radio Shack.) Logo depois, deram a idéia dos vídeos para o YouTube. Fiquei sinceramente chocado pelo nível de cooperação e entusiasmo. Isto não só é excelente divulgação para o livro, mas também um grande estímulo para a comunidade CoCo.

Marcamos a minha viagem para Fort Worth, onde fizemos a filmagem e passei um tempo com o Jerry e outros engenheiros da Radio Shack. Gravamos mais de duas horas de vídeo do Jerry e eu simplesmente batendo papo, num estúdio improvisado com lâmpadas quentes, câmeras profissionais, serviço completo. Depois do almoço, ficamos no laboratório do Jerry pelo resto do dia.

Houve alguns comentários sobre o conteúdo do vídeo. Sobre o livro do Frank (Swygert, "Tandy's Little Wonder", 1991): eu me expressei sem pensar; não foi da melhor maneira, mas eu não quis menosprezar seu trabalho. Estávamos tendo uma conversa de rumo aleatório e, sinceramente, é uma experiência nova estar nessa situação, tendo cada palavra que você diz registrada. Enviei ao Frank uma mensagem privada me explicando, e ele respondeu camaradamente.

Jerry Heep falou bastante mas, por algum motivo, quem editou o vídeo decidiu colocar a maior parte do blablablá dos meus trechos. Não tive nenhum poder de decisão quanto a isso. A edição foi feita pela equipe de Mídia Social, eu eu não fazia idéia de como o resultado final sairia até dias antes do vídeo ser publicado no YouTube.

A propósito, Jerry é um cara fantástico. Ele participou do projeto do Color Computer, embora não como líder. Mais detalhes no livro.

Enorme crédito para a Radio Shack. Foi algo grande, reconhecendo o papel deles no produto que venderam, e fazendo isso também reconheceram as pessoas (vocês) que fizeram do Color Computer o sucesso que ele foi. No fim do vídeo, eles inclusive pedem memórias e histórias no Twitter deles usando a hashtag #RSCOCO. Eu encorajo vocês a participar desse diálogo, já que isso mostra que havia, e ainda há, interesse no CoCo.

Estejam certos: estou mantendo contato com a Radio Shack, e eles estão prestando atenção. Eles estão observando as estatísticas dos vídeos para ver quantas pessoas estão assistindo. E não para por aí. Daqui a pouco, eles começarão a promover esta série no Facebook e Twitter, bem como na newsletter deles.

Nunca se sabe que coisas interessantes surgirão disto.

domingo, 9 de setembro de 2012

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Restaurando um... PDF?

Pois é, comprei um lindo e arqueológico TRS-80 PC-4 no eBay. Ele veio com dois manuais tipo "for dummies" mas sem o manual do proprietário (que é onde tem a referência completa de todas as funções e do BASIC). Sem problema, você poderia pensar, esse tipo de coisa se acha online com a maior facilidade. Correto. Achei o manual rapidinho pelo Google. Várias cópias, em vários lugares. Só que...

Em todas elas a página 45 está faltando. Observe. Entre a 44 e a 46 tem uma cópia da página 22.

Que fazer?

Ora, o PC-4 nada mais é do que o Casio PB-100 com a etiqueta trocada. E se eu procurasse pelo manual desse modelo? Bingo. Ou melhor, le Bingô.

Manual em francês. Mas a página que faltava está lá, até com o mesmo número. Só que em francês. O que eu fiz? Isso mesmo, traduzi a maledeta da página pro inglês. Tá certo, com alguma ajuda do Google Translator. O resultado está aqui. (Eu dei uma melhorada no texto pra ficar menos redundante.) Não dá pra reproduzir exatamente a mesma letra, mas pelo menos agora eu tenho um manual completo, com página 45 e tudo:



Ops, restauração errada.



Para comparação, esta é a página seguinte.



Bom, ficou um trabalho melhor que o da velhinha espanhola, acho.

sábado, 1 de setembro de 2012

Expandindo a memória de um MC-1000 da CCE

Resolvi seguir o tutorial do Victor Trucco para expandir a memória do computador MC-1000 de 16KB para 64KB. Sucesso!



Em tempo hábil, hei de fazer os outros mods lá descritos. E espero ansiosamente pelo mod A/V para poder me livrar da RF. (Ele sintoniza no canal 13, cruzes).